Nº 1 · Jan 2019

Topo
#sprcinformação · Janeiro 2019 · Nº 1
NACIONAL

MNLUTAR PARA RESOLVER PROBLEMAS

Mário Nogueira, Coordenação do SPRC, Secretário-Geral da FENPROF


Um dia, ainda ministra, Lurdes Rodrigues afirmou não imaginar uma sociedade sem sindicatos, mas não destes… referia-se, em particular, à FENPROF e aos seus sindicatos, pois seriam demasiado combativos para o seu gosto.

[Continuar a ler...]

 


 RelogioHORÁRIOS DE TRABALHO

Greve ao sobretrabalho é para continuar, com confiança!

Vitor Godinho, Coordenador regional do SPRC dos 2.º e 3.º CEB e do Ensino Secundário, Membro do Secretariado Nacional da FENPROF

A defesa de horários de trabalho que permitam a conciliação da vida profissional com a vida pessoal constitui uma das maiores prioridades reivindicativas dos professores, só igualada pela defesa da carreira a que pertencem.

[Continuar a ler...]


 Aposentacao“CRÓNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA” NA APOSENTAÇÃO DOS PROFESSORES?

NÃO! A LUTA O VAI DEMONSTRAR. 

Dulce Pinheiro, Coordenadora distrital de Castelo Branco do SPRC, Membro do Secretariado Nacional da FENPROF e do Secretariado da Frente Comum

Há muito que a FENPROF vem denunciando e exigindo a tomada de medidas de combate ao acelerado envelhecimento da profissão. É também crescente na opinião pública a preocupação com o futuro desta profissão, em Portugal, à medida que as notícias, nacionais e internacionais, vão sendo divulgadas.

[Continuar a ler...]


 FlexibilidadeDL 55/2018: AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR NA REGIÃO CENTRO

Luís Lobo, Coordenador do Departamento de Informação e Comunicação, membro do Secretariado Nacional da FENPROF

A FENPROF está a realizar um estudo sobre a implementação do novo regime de autonomia e flexibilidade curricular que abrange, actualmente, cerca de 50% dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas. Na região centro, já existem mais de 120 questionários que permitem tecer algumas considerações

[Continuar a ler...]



 AEA IMPORTÂNCIA DA NEGOCIAÇÃO DE ACORDOS DE EMPRESA (AE) FACE À AUSÊNCIA DE UM CONTRATO COLECTIVO DE TRABALHO (CCT)

Anabela Sotaia, Coordenação do SPRC, Membro do Secretariado Nacional da FENPROF

O direito à Contratação Colectiva, um direito constitucionalmente consagrado e que foi duramente conquistado através da luta de gerações de trabalhadores e de trabalhadoras, é considerado um dos pilares fundamentais da democracia. Logo, o seu exercício deveria ser entendido por todos como um serviço de interesse público.

[Continuar a ler...]



 Calendario escolarTEMPO DE TRABALHO PARA A SEGURANÇA SOCIAL: CONTRATOS PARA HORÁRIOS INCOMPLETOS NÃO SÃO TRABALHO EM PART-TIME

Secretariado Nacional da FENPROF

Conforme solicitado pelo presidente da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República (AR), a FENPROF enviou uma informação relativa às matérias suscitadas por uma petição que ali está a ser apreciada.

[Continuar a ler...]




 EducInfanciaA ACÇÃO DO SPRC EM DEFESA DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA DE OUTROS SUBSISTEMAS

Ana Paula Pires, Coordenadora regional do SPRC da Educação Pré-Escolar, Membro do Conselho Nacional da FENPROF

A função docente assume uma dignidade e responsabilidade específicas, independentemente de ser exercida no sistema público ou no sistema privado, no ministério da educação ou sob a tutela de outros ministérios, cuja concretização não é dissociável das condições laborais em que é exercida. 

[Continuar a ler...]



 SalaAulaO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO NÃO PODE PARAR NO TEMPO

Celeste Duarte, Coordenadora regional do SPRC da do 1.º CEB, Membro do Conselho Nacional da FENPROF

Refletir, repensar e debater o sistema de ensino português é uma necessidade, cada vez maior e mais sentida, nos órgãos, entidades e profissionais a ele ligados, visto que este se reveste de primordial importância para o desenvolvimento do país.

[Continuar a ler...]




 FENPROFREUNIÕES COM REQUERENTES DO PREVPAP DENOTAM VONTADE DE PROSSEGUIR ACÇÃO DO SPRC/FENPROF

Ensino Superior e Investigação – Departamento de Informação e Comunicação

As reuniões tiveram uma boa participação, quer em número de presenças cerca de 100 nas duas reuniões), quer em intervenções, e permitiu perceber ainda melhor o que está envolvido em todo este processo.

[Continuar a ler...]




 SISTEMA EDUCATIVO

 IgualdadeGeneroA IGUALDADE DE GÉNERO NA ESCOLA


Ana Catarina Oliveira,
Membro da Direcção Distrital de Coimbra do SPRC

A mulher é apenas definida como “pessoa adulta do sexo feminino”. E pronto. Nada mais define uma mulher, nem sequer o facto de também ser um mamífero primata, bípede, que se distingue dos outros animais pela capacidade de produção de linguagem articulada e desenvolvimento intelectual.

[Continuar a ler...]




 InclusaoINCLUSÃO, SIM!


Lurdes Santos,
Coordenadora regional da Educação Especial, coordenadora distrital de Coimbra do SPRC, membro do Conselho Nacional da FENPROF 

Sobre o Dec. Lei 54/2018, muita coisa foi e continua a ser dita. Muitas questões continuam a ser colocadas. Algumas soluções vão sendo propostas e muita confusão se vai observando.

[Continuar a ler...]




 SITUAÇÃO INTERNACIONAL
 ExtremaDireitaA ASCENSÃO DA EXTREMA DIREITA


Duarte Correa,
Professor de História e Analista Internacional. Membro do Secretariado e do Conselho Federal da Federação de Ensino da Confederação Intersindical Galega (CIG-ENSINO)

A actual ascensão da extrema direita conta com elementos que se assemelham com o aparecimento dos fascismos europeus no primeiro terço do século passado, mas não devemos proceder a uma análise mecanicista que equipare a situação actual com a de há cem anos. 

[Continuar a ler...]

 


PopulismoO NECESSÁRIO COMBATE AO POPULISMO E À EXTREMA DIREITA


Miguel Viegas,
Professor na Universidade de Aveiro, deputado europeu do PCP e integra o grupo GUE/NGL 

O crescimento do populismo e da extrema-direita é já uma realidade instalada nos vários continentes com destaque para a Europa e para a União Europeia. Sem querer simplificar uma realidade que é sempre complexa e multifacetada é útil tentar identificar algumas tendências que caracterizam estes partidos e movimentos que deixaram há muito de constituir um fenómeno isolado.

[Continuar a ler...]


 DOSSIER
 QuestionarioCANDIDATOS A REITOR RESPONDEM A QUESTIONÁRIO DO SPRC/FENPROF


O Sindicato dos Professores da Região Centro, como é habitual, colocou aos candidatos a Reitor da Universidade de Coimbra um conjunto de questões cuja implicação no futuro mandato reitoral pode ser determinante para a vida profissional dos docentes e investigadores desta Universidade. Apenas uma candidata não se pronunciou (Duília Fernandes de Mello, da Universidade Católica da América). Os restantes candidatos – Amílcar Falcão (FFUC), José Paiva (FLUC) e Ernesto Costa (FCTUC), todos da Universidade de Coimbra, deixaram as suas opiniões sobre as questões que lhes foram colocadas.

Membro da maior Federação de Professores e Investigadores de Portugal, a FENPROF, o SPRC procura proporcionar aos seus associados, mas também aos restantes docentes e investigadores, informação específica, relativa ao que é o pensamento de cada uma das candidaturas a Reitor/a da Universidade de Coimbra. Sempre, sem qualquer tratamento preferencial, tratando todos do mesmo modo, por ordem de chegada das respostas.

[Ler posição do SPRC] [Ler respostas dos candidatos]


 DIVULGAÇÃO

LendasCondeixa a NovaLendas do Município de Condeixa-a-Nova – Notas de mitologia comparada e considerações diversas


Fernando Abreu, 
Professor de História, Investigador e Divulgador Cultural, Delegado Sindical do SPRC

Diz o autor que a curiosidade dominou a vontade de escrever este livro, bebida nas lendas contadas pelas mulheres (uma bisavó e a avó maternas) que lhe transferiram o gosto pela cultura popular. Sentido transmitido, não pelas particularidades do ADN, mas mais seguramente por fenómenos de aculturação e que a sua ligação a Angola, a Galiza e a muitas outras regiões do nosso Portugal, alimentou. Esta obra tem a particularidade de juntar um conjunto muito interessante de notas que estabelecem a comparação entre culturas populares e a sua transmissão em diversas localidades do nosso país, mas também noutras regiões do mundo.

Facto é também que das raízes da sua formação científica e dos saberes que advêm da procura estruturada do pensamento dos povos resulta uma obra muito importante a que não terá sido alheio o interesse patente do município de Condeixa-a-Nova.


 

 

 
 
 
 
Está em... Home Nº 1 · Jan 2019