Aposentados - artigos

Aposentados reuniram em Coimbra com Conferência do Prof. Doutor João Rodrigues “Questões do euro, da dívida e da banca”

O dia 11 de Julho foi um dia importante para os professores aposentados do SPRC. A manhã foi dedicada a uma reunião para a qual foram convocados todos os dirigentes do SPRC na situação de aposentados.

Desta reunião, para além do acerto de pormenores organizativos de algumas iniciativas do Plano de Actividades de 2017, saíram duas grandes conclusões que serão dadas a conhecer à Direcção, designadamente já na próxima reunião:

  • Encontrar um dinamizador dos professores aposentados em cada distrito, dirigente ou não, que se responsabilize pela dinamização dos professores aposentados e pela circulação de informação.

  • Cada distrito deve organizar uma iniciativa por ano para os professores aposentados do seu distrito, aberta (e portanto divulgada) a todos os distritos da área geográfica do SPRC.
  • Relativamente à 2.ª Conferência de Professores e Educadores Aposentados da FENPROF, marcada para 21 de Novembro, no Porto, procedeu-se à distribuição ponderada por distrito dos 26 delegados do SPRC (Coimbra, 10; Aveiro, 3; Leiria, 4; Viseu, 5; Guarda, 2 e Castelo Branco, 2). A Graça Pedrosa participará por inerência na condição de elemento da Comissão Organizadora. As eleições de delegados deverão ocorrer entre 6 e 13 de Novembro, datas em que se prevê já serem conhecidos os documentos em discussão: Relatório de Actividades, Carta Reivindicativa, Plano de Actividades e as moções estranhas ou não à ordem de trabalhos que venham a ser apresentadas.

    De tarde, decorreu a conferência “Questões do euro, da dívida e da banca” pelo Prof. Doutor João Rodrigues, docente da Faculdade de Economia (UC) e investigador do Centro de Estudos Sociais (UC) onde integra o Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade e que se tem debruçado sobre temas da economia política da história do neoliberalismo ao domínio das finanças no capitalismo, em Portugal. Os professores aposentados presentes tiveram a oportunidade de reflectir sobre o tema da conferência e ainda intervir no animado e interessante debate que se seguiu.

    mesa aposentados01

    mesa aposentados02

    SPRC realiza debate sobre Segurança Social Pública

    "Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores, afirmar a Segurança Social pública" é o tema para o debate que o SPRC promove para o dia 30 de Março, 5.ª feira, na EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio, em Coimbra, com a presença de José Augusto Oliveira, responsável da Comissão Executiva da CGTP-IN para a área social.

    Esta iniciativa que se enquadra no calendário correspondente às comemorações do 35.º Aniversário do SPRC, surge num momento fundamental do debate em torno desta matéria. 

    Por um lado, à direita pressiona-se para a privatização progressiva da Segurança Social, por outro, o governo vacila entre o reforço do actual regime e a opção pelo plafonamento que apenas beneficia os portugueses de mais elevados rendimentos. 

    Aos trabalhadores (a maioria) que têm rendimentos de trabalho muito baixos, a desvalorização do papel público e solidário da Segurança Social não interessa. É urgente defendê-la, num quadro de necessária defesa dos valores de Abril de 1974, da democratização do país, de reforço da pressão sobre o governo para que combata o neo-liberalismo e de uma correlação de forças na Assembleia da República, cuja esperança de ter um papel mais interventivo e positivo, que combata o empobrecimento do país, deve ser renovada.

    É por tudo isto que é importante a tua e a vossa participação. Avaliando, propondo e discutindo os caminhos a tomar e a formas de intervenção, para defendermos os objectivos de uma segurança social justa, pública e solidária.

    Debate ValorizarTrabalho

    Professores Aposentados reuniram em Coimbra e em Viseu

    Por uma participação activa e solidária na vida sindical. Realizaram-se nos dias 11 e 18 de Janeiro, duas reuniões, em Coimbra e Viseu, dirigidas a docentes aposentados. Estas reuniões, de carácter regional, convocadas pelo Departamento de Aposentados do SPRC, tiveram o objectivo de discutir aspectos relacionados com a situação actual dos docentes aposentados e, através da aprovação de documentos, envolvê-los na vida sindical, a qual é determinante para os manter informados e capazes de intervir neste projecto solidário e, de um modo geral, na sociedade.

    Assim, os docentes presentes procederam a uma avaliação do trabalho realizado pelo Departamento de Aposentados em 2016 e discutiram e aprovaram o Plano de Actividades para 2017, o qual vai ser agora proposto à Direcção Regional do Sindicato para que venha a ser integrado nos documentos a aprovar, posteriormente, pela Assembleia Geral de Sócios.

    Com a 8.ª Conferência Nacional da Inter-Reformados/CGTP-IN à porta, cuja temática integra, coincidentemente, preocupações que constam em vários textos do SPRC – “Sindicalizados sempre, no trabalho e na reforma – Reforçar a organização, fortalecer a participação” – o Departamento de Professores Aposentados aproveitou para, discutindo o conteúdo das propostas que estarão presentes nos trabalhos da Conferência, envolver os presentes nesta dinâmica acção nacional. Isabel Lemos, da Direcção do SPRC e da Direcção Nacional da Inter-Reformados, coordenou esta discussão.

    Das duas sessões, destacamos os aspectos relacionados com o Orçamento de Estado para 2017, a sua repercussão no valor das pensões e na vida diária de cada um de nós, e o Decreto-Lei 7/2017 que altera a natureza jurídica da ADSE, a qual passou a ser um instituto público de regime especial e de gestão participada, sob a tutela do Ministério da Saúde e das Finanças.

    Analisados e aprovados o relatório de actividades 2016 e o plano para 2017 seguiu-se a análise dos documentos, em discussão, da 8.ª Conferência Nacional da IR.  

    Isabel Lemos fez uma apresentação detalhada dos documentos com particular enfoque no Projecto de Resolução “Reformados: outros novos desafios”  e na proposta da Carta Reivindicativa.

    Em resultado da análise e discussão foi aprovada a proposta de inclusão na carta reivindicativa de um novo ponto, que se transcreve:

    “• a oportunidade de formação gratuita aos cuidadores de proximidade voluntários na perspectiva de uma ajuda mais informada e adequada ao bem-estar do idoso.”

    Considerou-se, também, propor que seja acrescentada a exigência da representação dos reformados em órgãos de decisão política, quer a nível autárquico, quer a nível  governamental.

    Por fim,  informou-se que, de acordo com o regulamento da Conferência, o SPRC será representado por 4 delegados: Anabela Sotaia, coordenadora da Direcção Regional; Graça Pedrosa, coordenadora do Departamento de Aposentados; Graciete Ribau e Manuel Leitão, membros das Direcções  Distritais de Aveiro e da Guarda.

    As reuniões terminaram com dois apelos:

    – intervenção na luta sindical relembrando duas importantes iniciativas:  

    2.ª Conferência Nacional de Aposentados da FENPROF, a realizar em Novembro, e as eleições para os Corpos Gerentes do Sindicato que decorrerão a 9 de Maio;

    – intervenção junto dos colegas aposentados e da população em geral informando-os e consciencializando-os de que todos somos imprescindíveis na luta por uma sociedade mais justa e solidária. 

    CamiloCasteloBranco

    18 DE MAIO DE 2016
    (Re)Encontro com Camilo Castelo Branco

    “Camilo Castelo Branco (1825-1890), romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor, foi um dos escritores mais prolíferos e marcantes da literatura portuguesa…” Quem não se lembra de, nos anos de juventude, tomar contacto com obras de Camilo? O Departamento de Aposentados do SPRC convida-vos para um (re)encontro com este notável escritor português em S. Miguel de Seide, terra onde passou uma boa parte da sua vida e onde veio a falecer.

    Ler mais...

    23 de Março · Encontro de Professores Aposentados em Aveiro

    A Direcção Distrital de Aveiro  (DDA) do SPRC organizou um dia de convívio e de cultura e convidou os professores aposentados para nele participarem.
    Aveiro bonita cidade, cheia de coisas belas que merecem ser bem conhecidas  foi o local escolhido.

    Ler mais...

    Senti-me jovem num Congresso de Reformados

    O Congresso discutiu os problemas que afetam os reformados e idosos, mas apresentou propostas de solução e preparou exigências a fazer: sobre o sistema de saúde, as estruturas de apoio, o aumento das pensões, a reforma fiscal, as atividades culturais etc

    Por Isabel Melo, professora aposentada.

    Ler mais...

    Está na Hora de Ouvir a Nossa Voz

    No passado dia 25 de Junho realizou-se em Leiria uma iniciativa de rua, da Inter-Reformados com o apoio dos Professores Aposentados do SPRC, intitulada “Está na Hora de Ouvir a Nossa Voz”.

    Ler mais...

    No dia 18 de Junho esteve na Praça 8 de Maio, em Coimbra, a exposição “APOSENTADOS E PENSIONISTAS - POR UM FUTURO DIGNO” organizada pela Comissão Nacional de Aposentados da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, na qual se integra o Sindicato dos Professores da Região Centro.

    Ler mais...

    17 de Junho de 2015 “(Re)encontro com Alves Redol“
    Encontro de professores e educadores aposentados do Sindicato dos Professores da Região Centro

    Prosseguindo o caminho de redescoberta dos nossos escritores, vamos agora até Vila Franca de Xira, ao Museu do Neo-Realismo onde podemos (re)encontrar Alves Redol e outros de igual importância: Soeiro Pereira Gomes, Manuel da Fonseca, Joaquim Namorado.

    Ler mais...

    Debate: “Enquadramento Social e Político dos Aposentados”

    Mais um momento importante de reflexão promovido pelo departamento de aposentados do SPRC. “Enquadramento Social e Político dos Aposentados” foi o tema da sessão promovida pelo Departamento de Aposentados, no passado dia 26 de Março, no Conservatório de Música de Coimbra que teve como orador o Dr. Manuel Villaverde Cabral, professor e investigador, actualmente Investigador Coordenador Jubilado do Instituto de Ciências Sociais e Director do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa.

    Ler mais...

    Está em... Home Sectores Aposentados