Aposentados - artigos

SPRC realiza debate sobre Segurança Social Pública (2)

SPRC realiza debate sobre Segurança Social Pública

"Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores, afirmar a Segurança Social pública" é o tema para o debate que o SPRC promove para o dia 30 de Março, 5.ª feira, na EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio, em Coimbra, com a presença de José Augusto Oliveira, responsável da Comissão Executiva da CGTP-IN para a área social.

Esta iniciativa que se enquadra no calendário correspondente às comemorações do 35.º Aniversário do SPRC, surge num momento fundamental do debate em torno desta matéria. 

Por um lado, à direita pressiona-se para a privatização progressiva da Segurança Social, por outro, o governo vacila entre o reforço do actual regime e a opção pelo plafonamento que apenas beneficia os portugueses de mais elevados rendimentos. 

Aos trabalhadores (a maioria) que têm rendimentos de trabalho muito baixos, a desvalorização do papel público e solidário da Segurança Social não interessa. É urgente defendê-la, num quadro de necessária defesa dos valores de Abril de 1974, da democratização do país, de reforço da pressão sobre o governo para que combata o neo-liberalismo e de uma correlação de forças na Assembleia da República, cuja esperança de ter um papel mais interventivo e positivo, que combata o empobrecimento do país, deve ser renovada.

É por tudo isto que é importante a tua e a vossa participação. Avaliando, propondo e discutindo os caminhos a tomar e a formas de intervenção, para defendermos os objectivos de uma segurança social justa, pública e solidária.

Debate ValorizarTrabalho

Professores Aposentados reuniram em Coimbra e em Viseu

Professores Aposentados reuniram em Coimbra e em Viseu

Por uma participação activa e solidária na vida sindical. Realizaram-se nos dias 11 e 18 de Janeiro, duas reuniões, em Coimbra e Viseu, dirigidas a docentes aposentados. Estas reuniões, de carácter regional, convocadas pelo Departamento de Aposentados do SPRC, tiveram o objectivo de discutir aspectos relacionados com a situação actual dos docentes aposentados e, através da aprovação de documentos, envolvê-los na vida sindical, a qual é determinante para os manter informados e capazes de intervir neste projecto solidário e, de um modo geral, na sociedade.

Assim, os docentes presentes procederam a uma avaliação do trabalho realizado pelo Departamento de Aposentados em 2016 e discutiram e aprovaram o Plano de Actividades para 2017, o qual vai ser agora proposto à Direcção Regional do Sindicato para que venha a ser integrado nos documentos a aprovar, posteriormente, pela Assembleia Geral de Sócios.

Com a 8.ª Conferência Nacional da Inter-Reformados/CGTP-IN à porta, cuja temática integra, coincidentemente, preocupações que constam em vários textos do SPRC – “Sindicalizados sempre, no trabalho e na reforma – Reforçar a organização, fortalecer a participação” – o Departamento de Professores Aposentados aproveitou para, discutindo o conteúdo das propostas que estarão presentes nos trabalhos da Conferência, envolver os presentes nesta dinâmica acção nacional. Isabel Lemos, da Direcção do SPRC e da Direcção Nacional da Inter-Reformados, coordenou esta discussão.

Das duas sessões, destacamos os aspectos relacionados com o Orçamento de Estado para 2017, a sua repercussão no valor das pensões e na vida diária de cada um de nós, e o Decreto-Lei 7/2017 que altera a natureza jurídica da ADSE, a qual passou a ser um instituto público de regime especial e de gestão participada, sob a tutela do Ministério da Saúde e das Finanças.

Analisados e aprovados o relatório de actividades 2016 e o plano para 2017 seguiu-se a análise dos documentos, em discussão, da 8.ª Conferência Nacional da IR.  

Isabel Lemos fez uma apresentação detalhada dos documentos com particular enfoque no Projecto de Resolução “Reformados: outros novos desafios”  e na proposta da Carta Reivindicativa.

Em resultado da análise e discussão foi aprovada a proposta de inclusão na carta reivindicativa de um novo ponto, que se transcreve:

“• a oportunidade de formação gratuita aos cuidadores de proximidade voluntários na perspectiva de uma ajuda mais informada e adequada ao bem-estar do idoso.”

Considerou-se, também, propor que seja acrescentada a exigência da representação dos reformados em órgãos de decisão política, quer a nível autárquico, quer a nível  governamental.

Por fim,  informou-se que, de acordo com o regulamento da Conferência, o SPRC será representado por 4 delegados: Anabela Sotaia, coordenadora da Direcção Regional; Graça Pedrosa, coordenadora do Departamento de Aposentados; Graciete Ribau e Manuel Leitão, membros das Direcções  Distritais de Aveiro e da Guarda.

As reuniões terminaram com dois apelos:

– intervenção na luta sindical relembrando duas importantes iniciativas:  

2.ª Conferência Nacional de Aposentados da FENPROF, a realizar em Novembro, e as eleições para os Corpos Gerentes do Sindicato que decorrerão a 9 de Maio;

– intervenção junto dos colegas aposentados e da população em geral informando-os e consciencializando-os de que todos somos imprescindíveis na luta por uma sociedade mais justa e solidária. 

18 DE MAIO DE 2016 · (Re)Encontro com Camilo Castelo Branco

CamiloCasteloBranco

18 DE MAIO DE 2016
(Re)Encontro com Camilo Castelo Branco

“Camilo Castelo Branco (1825-1890), romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor, foi um dos escritores mais prolíferos e marcantes da literatura portuguesa…” Quem não se lembra de, nos anos de juventude, tomar contacto com obras de Camilo? O Departamento de Aposentados do SPRC convida-vos para um (re)encontro com este notável escritor português em S. Miguel de Seide, terra onde passou uma boa parte da sua vida e onde veio a falecer.

Ler mais...

23 de Março · Encontro de Professores Aposentados

23 de Março · Encontro de Professores Aposentados em Aveiro

A Direcção Distrital de Aveiro  (DDA) do SPRC organizou um dia de convívio e de cultura e convidou os professores aposentados para nele participarem.
Aveiro bonita cidade, cheia de coisas belas que merecem ser bem conhecidas  foi o local escolhido.

Ler mais...

Senti-me jovem num Congresso de Reformados

Senti-me jovem num Congresso de Reformados

O Congresso discutiu os problemas que afetam os reformados e idosos, mas apresentou propostas de solução e preparou exigências a fazer: sobre o sistema de saúde, as estruturas de apoio, o aumento das pensões, a reforma fiscal, as atividades culturais etc

Por Isabel Melo, professora aposentada.

Ler mais...

Está na Hora de Ouvir a Nossa Voz

Está na Hora de Ouvir a Nossa Voz

No passado dia 25 de Junho realizou-se em Leiria uma iniciativa de rua, da Inter-Reformados com o apoio dos Professores Aposentados do SPRC, intitulada “Está na Hora de Ouvir a Nossa Voz”.

Ler mais...

Os problemas da aposentação em espaço público · Coimbra, Praça 8 de Maio, 18 de Junho

No dia 18 de Junho esteve na Praça 8 de Maio, em Coimbra, a exposição “APOSENTADOS E PENSIONISTAS - POR UM FUTURO DIGNO” organizada pela Comissão Nacional de Aposentados da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, na qual se integra o Sindicato dos Professores da Região Centro.

Ler mais...

(Re)encontro com Alves Redol

17 de Junho de 2015 “(Re)encontro com Alves Redol“
Encontro de professores e educadores aposentados do Sindicato dos Professores da Região Centro

Prosseguindo o caminho de redescoberta dos nossos escritores, vamos agora até Vila Franca de Xira, ao Museu do Neo-Realismo onde podemos (re)encontrar Alves Redol e outros de igual importância: Soeiro Pereira Gomes, Manuel da Fonseca, Joaquim Namorado.

Ler mais...

Debate: “Enquadramento Social e Político dos Aposentados”

Debate: “Enquadramento Social e Político dos Aposentados”

Mais um momento importante de reflexão promovido pelo departamento de aposentados do SPRC. “Enquadramento Social e Político dos Aposentados” foi o tema da sessão promovida pelo Departamento de Aposentados, no passado dia 26 de Março, no Conservatório de Música de Coimbra que teve como orador o Dr. Manuel Villaverde Cabral, professor e investigador, actualmente Investigador Coordenador Jubilado do Instituto de Ciências Sociais e Director do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa.

Ler mais...

Departamento de Professores Aposentados analisou actividade em 2014 e estabelece prioridades para a acção em 2015

Departamento de Professores Aposentados analisou actividade em 2014 e estabelece prioridades para a acção em 2015

pdf A acção dos docentes aposentados em 2014

pdf Plano de acção para 2015

Está em... Home Sectores Aposentados