Cravo

Comemorações do 40.º Aniversário do 25 de Abril
Plataforma em Defesa da Escola Pública escolheu melhor cartaz

Inês Rocha, da Escola Secundária Quinta das Flores, de Coimbra, foi vencedora absoluta.

A plataforma criada no distrito de Coimbra para o desenvolvimento de iniciativas em Defesa da Escola Pública em colaboração com a acção regional (Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda Leiria e Viseu) que o SPRC desenvolve neste âmbito, promoveu um Concurso de Cartaz, com o tema “Escola Pública, uma construção de Abril”.

O júri era constituído por: Carlos Madeira (Presidente, professor aposentado de Educação Visual), João Rafael Assunção (Associação de Estudantes da Escola Secundária Quinta das Flores, Coimbra), Isaura Madeira (Dirigente do SPRC e Professora de Educação Visual do Agrupamento de Escolas de Penacova), Amélia Loureiro (Directora da Escola Secundária Jaime Cortesão) e José Gil (Membro da União das Associações de Pais do concelho de Coimbra “Melhor Educação”).

Todos os trabalhos foram apresentados sob pseudónimo, de acordo com o regulamento, e o júri decidiu atribuir o 1.º prémio absoluto do Concurso à aluna do 11.º ano da Escola Secundária Quinta das Flores, Inês Rocha.

Prémios por categorias

Prémio Educação Pré-Escolar: Trabalho colectivo do Jardim do Arco-Íris, Bairro de Sta Apolónia, Coimbra. Foi, ainda, atribuída uma menção honrosa ao cartaz colectivo apresentado a concurso pelo Jardim de Infância de Almedina, Coimbra

Prémio 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: O júri, considerou não existir nenhum cartaz com qualidade para atribuição de prémio. Porém, decidiu atribuir menções honrosas aos três trabalhos apresentados pelos ”Pestinhas de Abril”, da Escola do 1.º CEB de Casal de S. Tomé

Prémio 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário: Trabalho apresentado por Inês Rocha, aluna do 11.º ano da Escola Secundária Quinta das Flores. Foram, ainda, atribuídas menções honrosas aos cartazes apresentados a concurso por Bárbara Simões e Marlene Dias, alunas do 11.º ano, Escola Secundária Quinta das Flores, Coimbra

Este Concurso de Cartaz, cujo trabalho vencedor absoluto será editado pelo Sindicato dos Professores da Região Centro e distribuído pelos seis distritos da região, teve participações de toda a região num total de cerca de meia centena de trabalhos.

O Júri recomendou, ainda, que, na eventualidade de serem editados autocolantes com trabalhos a concurso, fossem seleccionados, para além de todos os prémios e menções honrosas, ainda os trabalhos de Mariana Loureiro, aluna do 7.º ano do Agrupamento de Escolas do Viso, Viseu, e Zhang Qinlu, aluno do 11.º ano da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra.

Os trabalhos a concurso estarão expostos no Átrio do Conservatório de Música de Coimbra, entre os dias 19 e 26 de Maio.

Foram entidades promotoras do Concurso:

Agrupamentos de Escolas Coimbra Centro, Coimbra Oeste, Rainha Santa Isabel (Coimbra); Escolas do 3º CEB e Secundária D. Dinis (Coimbra), Básica e Secundária Quinta das Flores (Coimbra), Conservatório de Música de Coimbra; Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores; Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares; Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais da Zona Centro (STFPSZC) e Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC)

Organização:

SPRC – Sindicato dos Professores da Região Centro

Foi tema central do Concurso de Cartaz a Educação e Escola Públicas, o seu papel e importância, o conteúdo da sua existência e a forma marcante como Portugal se transformou, renascendo num país novo com a Revolução de Abril de 1974. Num balanço final, considera-se que os objectivos estabelecidos foram atingidos na maior parte dos trabalhos concorrentes, pois as crianças e os jovens conseguiram pegar no tema e, através da sua manifestação artística e da plasticidade criativa do seu trabalho, reflectir sobre as conquistas de Abril, a importância que aquele “dia lindo e pleno teve e tem para os portugueses e para o país, reavivando a vontade positiva e transformadora do 25 de Abril de 1974”.

1º Prémio Geral

25Abril2014 InesRocha

Inês Rocha, 11.º ano, Esc. Básica e Sec. Quinta das Flores, Coimbra



25Abril2014 AnaCanudo

 

Ana Canudo, EB1 Casal de S. Tomé (menção honrosa)

25Abril2014 BarbaraSimoes    25Abril2014 JIStaApolonia

Bárbara Simões, 11.º Ano, EB/Sec                           Jardim de Infância de Sta. Apolónia, Coimbra (Prémio Educ. Pré-Escolar)
Quinta das Flores, Coimbra (menção honrosa)                                                         

25Abril2014 JoanaCaramujo

Joana Caramulo, EB 1 Casal de S. Tomé (menção honrosa)

25Abril2014 MarianaLoureiro    25Abril2014 MarleneDias

Mariana Loureiro, 7.º ano, Agrupamento Escolas         Marlene Dias, 11.º ano, Esc. Básica e Sec. Quinta das Flores, Coimbra
do Viso, Viseu (referência para autocolante)                (menção honrosa)

25Abril2014 TomasVida

Tomás Vida, EB 1 Casal de S. Tomé (menção honrosa)

25Abril2014 ZhangQinlu

Zhang Qinlu, 11.º ano, Esc. Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra (recomendação para autocolante)

 

 

Está em... Home Última Hora (2) Comemorações do 40.º Aniversário do 25 de Abril