plen Viseu web

Plenários prosseguem com adesão elevada

Estão a realizar-se em toda a região plenários de professores que têm o objectivo de apoiar os professores nas suas dúvidas, esclarecendo-os, mas também fazer uma avaliação da situação negocial.

O SPRC e a FENPROF estabeleceram para estas acções de debate o objectivo de ser feita uma avaliação dos resultados obtidos com as negociações de um conjunto de matérias que constam na Declaração de Compromisso que o ME assinou com as organizações sindicais.

Obrigado que está anão se manter nas suas posições iniciais muito recuadas o ME:

– reconheceu o direito dos professores a que o seu tempo seja todo contado, reforçado que está pela aprovação de uma proposta do PEV, por maioria, com os votos do GP do PS, transformada em recomendação ao governo;

– reconheceu a necessidade de discussão dos aspectos relacionados com o envelhecimento e o desgaste na profissão, coisa que tinha referido ser matéria que nunca discutiria por não estar na agenda do governo;

– avançou, apesar de com aspectos ainda negativos, razão por que a FENPROF suscita a negociação suplementar,  com o diploma que regulamenta o reposicionamento na carreira de todos os professores do 1.º CEB paralisados no índice 167 (e consequentemente de todos os outros em escalões superiores para que não haja ultrapassagens).

É esta pressão, a discussão e a mobilização que devem continuar a implicar os docentes portugueses para que as greves convocadas para entre 13 e 16 de Março (inclusive) tenham uma forte expressão e para que, caso o ME persista irredutível em relação a matérias essenciais, possa avançar-se com novas acções de luta no 3.º período.

Mas para isso é preciso reunir com os professores, ouvi-los e discutir as formas de intervenção. É isso que o SPRC está a fazer e com muito sucesso.

VAMOS AOS PLENÁRIOS! Façamos parte da solução.

[VER FOTOS]

Está em... Home Última Hora Plenários prosseguem com a adesão mais elevada da última década