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Teatro e Expressão Dramática

FENPROF  e APROTED entregam petição pela criação de um grupo de recrutamento e pela vinculação dos docentes

Hoje, às 18H00, será feita a entrega, na Assembleia da República, da Petição “Pelo direito à vinculação e integração na carreira docente. Pela criação de um Grupo de Recrutamento na Área do Teatro”.

Esta petição, promovida pela FENPROF com a APROTED, chama a atenção para o facto de a elevada precariedade existente entre os docentes de Teatro e Expressão Dramática ser muito elevada, apesar de estas disciplinas estarem presentes nos currículos em vários ciclos de ensino, criticando-se o facto de não existir um grupo de recrutamento. À semelhança do processo desencadeado com a mesma reivindicação, mas, neste caso, para os docentes de Língua Gestual Portuguesa, a FENPROF e a APROTED, juntaram 5044 assinaturas e vão agora, com a entrega no parlamento, criar melhores condições para os vários grupos parlamentares intervirem, apresentando as suas iniciativas legislativas, para resolver uma falha no sistema de ensino que o ME/Governo se recusou a colmatar.

Os docentes que lecionam a área disciplinar não têm qualquer vínculo estável e nunca foram abrangidos por qualquer dos processos de vinculação aplicados a outros docentes. São recrutados pelas escolas em regime de contrato a termo, como “técnicos especializados”, não sendo reconhecidos como professores, ainda que cumpram horário e funções em tudo idênticos aos de qualquer professor e muitos tenham formação e/ou experiência pedagógica. 

Existem professores de Teatro que lecionam há mais de 20 anos com contratos precários e com um salário inferior a um professor com grupo de recrutamento em início de carreira ou contratado, numa situação de extrema precariedade laboral que viola o Direito Comunitário, nomeadamente a Diretiva 1999/70/CE e desrespeita o princípio constitucional da segurança no emprego. 

Estes docentes não foram abrangidos por nenhum dos processos de vinculação extraordinária nem pela “norma-travão”, apesar de lecionarem há muitos anos na mesma área disciplinar.

Os mais de 4000 peticionários defendem a criação de um grupo de recrutamento na área do Teatro e Expressão Dramática e a criação de um regime de vinculação e integração na carreira para os docentes que lecionam a área de Teatro nas escolas básicas e secundárias, no respeito pelo Direito Comunitário, nomeadamente a Diretiva 1999/70/CE e da Constituição da República Portuguesa.

O Secretariado Nacional

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