SPRC

SPRC – A Força de Estarmos Unidos

38 anos de Acção Persistente – Pelos Docentes e Investigadores, pela Educação, pela Escola Pública

No ano em que se comemoram 46 anos da Revolução de Abril, o SPRC reafirma a sua determinação em continuar a ser fiel aos seus princípios fundadores, continuando a afirmar-se como um forte Sindicato de Professores do centro do país, em número de associados, abrangendo todos os níveis de educação e ensino e investigadores científicos. O SPRC foi capaz de, apesar do brutal ataque ao emprego docente e da precariedade laboral, bem como do elevado número de aposentações verificadas nos últimos anos, manter a sua dimensão e influência.


O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) nasceu a 22 de Abril de 1982 por vontade dos Professores e cresceu com eles!

A matriz, marcadamente democrática e de esquerda, um sindicalismo de classe, combativo, unitário e de massas, que o SPRC assume desde a sua fundação e tem vindo a aprofundar, é ferramenta essencial na defesa dos legítimos interesses dos professores e de todos os trabalhadores. Continuamos a defender  uma justa repartição da riqueza e o reforço da soberania nacional.

Uma Escola Pública democraticamente organizada, inclusiva e gratuita para todos é uma importante conquista de Abril a que o SPRC sempre esteve e continua vinculado. Essa Escola Pública que o país continua a exigir só é possível com uma profissão docente valorizada e respeitada. É essa Escola Pública que, 46 anos depois do 25 de Abril, está, embora com dificuldades diversas, a dar resposta ao isolamento de crianças e jovens, em resultado da pandemia COVID-19.

Foi essa Escola Pública que, nestes 46 anos, tem vindo a tornar-se mais inclusiva e que garantiu a alfabetização, educação, o ensino e a formação de muitas gerações de jovens que são hoje das mais qualificadas de sempre.

O crescimento económico e o desenvolvimento social, nomeadamente resultante da defesa e conquista de direitos, só são possíveis com  reforço do investimento na área da Educação e Ciência. O SPRC continua a lutar por este objectivo em conjunto com todos trabalhadores, no âmbito da CGTP-IN, e no plano específico, com os docentes e investigadores, enquadrados na acção e luta organizadas pela FENPROF.

Hoje, mais do que noutras alturas, defender a democracia, a liberdade e os direitos gerais dos portugueses, bem como os direitos estruturantes da profissão docente, o direito à Educação e à Escola Pública, melhores condições para fazer ciência e investigação em Portugal, são tarefas difíceis, mas necessárias. Cabem a todos os portugueses, em geral, e aos docentes e investigadores, em particular.

No ano em que se comemoram 46 anos da Revolução de Abril, o SPRC reafirma a sua determinação em continuar a ser fiel aos seus princípios fundadores, continuando a afirmar-se como o Sindicato de Professores mais representativo da região centro, tendo presente o seu número de associados, abrangendo todos os níveis de educação e ensino e investigadores científicos. O SPRC tem sido capaz de manter a sua dimensão, influência e combatividade, apesar do brutal ataque ao emprego docente e da precariedade laboral e do elevado número de aposentações verificadas nos últimos anos.

Este é um SPRC que também cresceu e ganhou muito com o empenhado envolvimento na FENPROF, na Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública e na CGTP-IN, pelo que procurará aprofundar cada vez mais a sua intervenção nesses contextos mais gerais de unidade e convergência.

A Direcção do SPRC

Está em... Home Última Hora 38 anos – Pelos Docentes e Investigadores, pela Educação, pela Escola Pública