Integrada num projeto europeu, do Comité Sindical Europeu de Educação, a FENPROF realizou uma ação de sensibilização sobre refugiados e migrantes em Portugal.
Ao longo de três horas mergulhamos sobre questões que afetam migrantes e refugiados em todo o mundo e os desafios do acolhimento num novo país. Exploramos temas como direitos humanos, diversidade e mobilidade, numa jornada para fortalecer conhecimentos, desconstruir mitos e valorizar a riqueza no acolhimento dos migrantes e refugiados.
José Feliciano Costa, secretário-geral adjunto, chamou a atenção para a fragilidade em que se encontram aqueles que escolhem o nosso país para viver ou para se refugiar, muitas vezes transitoriamente. Daí a importância desta realização.
Esta sessão foi realizada em colaboração entre a FENPROF e o Conselho Português de Refugiados. Uma parceria que não é de agora e que já teve vários desenvolvimentos, incluindo a recolha de bens para distribuição.
Em causa, obviamente, estão os compromissos de Portugal com a garantia do cumprimento dos Direitos Humanos e com as resoluções da ONU que apoiam o comabte ao racismo e à xenofobia, bem como ao discurso de ódio que tem surgido em (ir)responsáveis políticos em Portugal e por todo o mundo.
A FENPROF tem em preparação uma Conferência, em Lisboa, em defesa destes princípios e da Paz.
Ver YouTube FENPROF
Σχόλια