top of page

Faleceu José Neves da Costa, professor e dirigente do SPRC


O José Neves foi um professor empenhado, apaixonado pela Educação e pela Docência, profundamente comprometido com as causas da Escola Pública. Nas escolas por onde passou deixou marcas relevantes pelo seu desempenho e pela sua capacidade de reflexão sobre as questões que envolvem e determinam a Educação e o Ensino.


Na sua longa carreira profissional, desempenhou, também, inúmeros cargos pedagógicos, entre eles cargos de direção e gestão, no tempo em que princípios democráticos eram marcas essenciais na vida das escolas públicas.


Sindicalizado no SPRC desde 1982 (ano da fundação do seu Sindicato), participou nas inúmeras lutas da profissão docente, designadamente em fases tão marcantes como as que levaram à publicação do ECD, pela valorização da profissão e dos trabalhadores em geral, em defesa da gestão democrática e, mais recentemente, mesmo aposentado, em importantes processos de resistência aos fortes ataques que têm sido dirigidos aos professores e educadores e à Escola Pública. Foi assim que foi eleito, em sucessivos mandatos, dirigente do SPRC; neste momento era membro da Comissão Fiscalizadora e Reguladora de Conflitos do Sindicato.


Já com saudade, a Direção do SPRC despede-se do colega, amigo e camarada José Neves. Endereça à família, amigos e companheira sentidos pêsames.


A Direção

bottom of page