top of page

Faleceu o Toni. O SPRC está de luto!

Faleceu o Toni (António Gonçalves) dirigente fundador do SPRC, em 1982, e também da FENPROF, em 1983, de que foi membro do Conselho Nacional. No SPRC integrou a Direção Central e a Comissão Executiva, assumindo a responsabilidade de Coordenação do Executivo Distrital de Coimbra, durante vários anos.


Por razões de natureza pessoal, abandonou a profissão, tendo, nesse momento, aceitado estabelecer contrato de trabalho com o SPRC, passando a ser o seu responsável pelo Gabinete Técnico-Jurídico (GTJ) durante vários anos. Nesta qualidade, o Toni era uma referência para o seu Sindicato, mas, também, para outros Sindicatos da FENPROF e para o Departamento Jurídico da FENPROF, dado o conhecimento que tinha das leis e o rigor com que as interpretava.

 

Para além da atividade sindical, o Toni teve uma intervenção cívica muito forte e apreciada nos mais diversos planos, com relevo para o político e o desportivo. No plano profissional, o Toni, que foi docente de Educação Física, destacou-se por ter sido um dos primeiros professores a trabalhar com crianças e jovens deficientes, tendo, na ARCIL (instituição da Lousã), desenvolvido excelente atividade profissional e treinado uma equipa de futebol de salão (assim se chamava na altura) que competiu no país e no estrangeiro, obtendo excelentes resultados, ainda que esse fosse o objetivo menos importante. No plano desportivo, praticou basquetebol a nível elevado, tendo sido treinado por Jorge Araújo, na Académica, e também foi um dos dirigentes de referência da secção de Hóquei de Patins da Associação Académica de Coimbra, de que foi presidente durante vários anos. Politicamente, foi sempre um Homem empenhado na defesa dos valores de Abril, militando no PCP e dando a cara pelas suas ideias, tanto em períodos eleitorais, como nas ações e lutas do dia a dia.

 

No plano pessoal, o Toni era um amigo com que todos podíamos contar, sempre disponível para ajudar os outros e resolver problemas, tendo, com muitos de nós, convivido horas e dias que serão inesquecíveis.

 

Obrigado, Toni, por teres sido quem foste e como foste e desculpa por as exigências da vida não terem permitido que nos encontrássemos nestes últimos tempos em que a tua mais importante luta foi contra a doença que te assolou e as incursões da morte. Venceste-a, enquanto isso foi possível, mas, como todos sabemos, essa é uma luta que as leis da natureza nunca nos permitem vencer. 

 

Mário Nogueira, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do SPRC



Comments


bottom of page