top of page

FENPROF lança abaixo-assinado exigindo soluções para os investigadores precários

Foto SPRC |

A FENPROF lançará um abaixo-assinado a ser subscrito, a partir desta sexta-feira, por investigadores de todas as instituições. O grave problema da precariedade laboral é um problema geral que penaliza a vida de milhares de investigadores, que marca de forma muito negativa a sua condição profissional e que prejudica o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em Portugal.

 

No abaixo-assinado que é dirigido à Assembleia da República e ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação os subscritores exigirão soluções concretas e urgentes para os investigadores sujeitos à precariedade. Nunca é demais lembrar que a grande maioria dos investigadores trabalha, muitos há décadas, com contratos precários e que com o fim dos contratos do Decreto-Lei n.º 57/2016, caso não sejam tomadas medidas para o evitar, centenas estarão a enfrentar o desemprego nos próximos meses, dado que o programa FCT-Tenure ficou muito aquém das necessidades. É também o sistema científico e tecnológico que fica posto em causa.

 

Entretanto, investigadores da Universidade de Coimbra irão concentrar-se, também amanhã, sexta-feira, às 11:00 horas, junto à Porta Férrea para protestar pela falta de resposta para combater a precariedade e evitar o desemprego próximo de muitos investigadores. 


Nesta iniciativa, o SPRC/FENPROF, sempre empenhado e ativo nesta frente de luta, estará presente, representado pelo dirigente Nuno Peixinho, ele próprio investigador na Universidade de Coimbra. O dirigente do SPRC estará à disposição dos(as) senhores(as) jornalistas para eventuais esclarecimentos ou declarações.

Comments


bottom of page