REAFIRMAR QUE É TEMPO DE SER TEMPO DOS PROFESSORES
Na próxima quarta-feira, dia 29, pelas 10:00 horas, a FENPROF estará na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República para ser ouvida no âmbito da Petição "Reclamamos justiça, efetivação dos nossos direitos e respeito por horário de trabalho”, entregue no passado mês de abril, com mais de 17 000 assinaturas.
Recorda-se que as assinaturas desta petição, a qual será debatida, posteriormente, em sessão plenária da Assembleia da República, foram recolhidas no período em que se aguardava a adiada tomada de posse da nova Assembleia da República e do governo. O seu objetivo é reclamar, junto do Parlamento e do Governo, a adoção de medidas que recomponham a carreira docente, eliminem a precariedade, rejuvenesçam a profissão e ponham fim aos abusos e ilegalidades nos horários de trabalho. A par de outros, a resolução destes problemas será condição necessária para a profissão de professor se tornar atrativa para os jovens e, assim, contrariar a sua crescente fuga, com as implicações que são bem conhecidas nas escolas.
Não resolver estes problemas traduz-se, ademais, numa falta de respeito por todos os docentes que se mantêm no sistema, agravada agora com a injusta situação que foi criada pelo ME a centenas de docentes com doenças incapacitantes, razão pela qual a FENPROF incluirá na sua delegação um(a) docente que, pelo novo quadro legal, está impedido(a) de requerer mobilidade por doença, apesar de o seu estado clínico o justificar.
Para a FENPROF, é tempo de ser tempo dos professores, e isso mesmo será reafirmado junto dos deputados presentes na audição.
O Secretariado Nacional da FENPROF
ความคิดเห็น