top of page

Júlio Sinde partiu, deixando um legado que merece ser recordado e preservado




O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) nasceu a 22 de abril de 1982 por vontade dos Professores e cresceu com eles. O Júlio Sinde foi um dos que lhe deu corpo e encheu a alma de todos quantos não se deixaram subjugar e exigiam um país novo. Um país de Abril.


O Júlio Sinde integrou a Comissão Diretiva Provisória do SPRC, tendo estado à frente dos destinos diretivos do Sindicato, com um núcleo representativo de camaradas, até 1985.

Era uma referência para todos nós, de lucidez, conhecimento e capacidade de fazer da esperança uma vontade férrea de construir a mudança. Agora que nos deixou, fica a homenagem sempre pequena para aquilo que representa. Uma pessoa a quem todos muito devemos e que não esqueceremos

À sua família, aos muitos amigos a sentida homenagem dos professores, educadores e investigadores da região centro. Para o Sinde, a homenagem sempre insuficiente, mas sentida, da Direção do SPRC.


[Nota: O Júlio Sinde quis deixar expresso o pedido de não utilização da sua fotografia, caso houvesse vnotade de o homenagear. Respeitamos a sua vontade, deixando no seu lugar as bandeiras do SPRC e da FENPROF que sempre respeitou e defendeu]

bottom of page