As nove organizações sindicais que convergem na greve por distritos e que convocaram a Manifestação Nacional do próximo dia 11 de fevereiro, em defesa da profissão de Professor, serão recebidas hoje, 26 de janeiro, às 13:30 horas, pela Assessoria da Presidência da República para a área da Educação. Esta reunião vem na sequência do interesse publicamente manifestado pelo Presidente da República em se inteirar das questões que estão a levar os professores a uma luta de dimensão raramente vista, bem como dos professores em fazer chegar as suas posições à Presidência da República.
As organizações sindicais darão a conhecer as razões por que discordam das propostas do Ministério da Educação para o regime de concursos, informando, ainda, a Presidência da República sobre os demais assuntos que neste momento estão a levar mais de 90% dos professores, dia após dia, a aderirem à greve que passa pelo distrito em que exercem funções e a juntarem-se em concentrações nunca vistas em cada capital de distrito.
Recorda-se que esta greve se prolongará até dia 8 de fevereiro, seguindo-se a Manifestação Nacional de dia 11. Caso o Ministério não altere as posições que vem assumindo, professores e educadores prosseguirão a sua luta.
Lisboa, 26 de janeiro de 2023
As organizações sindicais
ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU
Opmerkingen