top of page

Resultados não deixam dúvidas: Professores trabalham, em média, mais de 50 horas/ semana!

INQUÉRITO 2.º E 3.º CEB E ENSINO SECUNDÁRIO


A FENPROF divulgou as conclusões do inquérito realizado pela FENPROF no 1.º período deste ano letivo, aos professores dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, sobre os horários e condições de trabalho.



Os resultados confirmam que o tempo semanalmente despendido pelos professores na sua atividade profissional, ultrapassa largamente as 35 horas legalmente estabelecidas, nomeadamente atingindo as 50 horas e 15 minutos.


Este é um problema que há anos se arrasta e agrava, mas não tem merecido, por parte dos responsáveis do ME, a devida atenção, configurando um abuso e um claro desrespeito pela atividade profissional dos professores.


Esta é a principal conclusão que resulta do levantamento realizado, ao qual responderam cerca de quatro milhares e meio de professores, que suportaram a Carta Reivindicativa aprovada no Encontro Nacional sobre o Exercício da Profissão e as Condições de Trabalho, realizado recentemente.





Os resultados foram apresentados esta quinta-feira (11 de janeiro) pelos Secretários-gerais adjuntos da FENPROF, José Feliciano Costa e Francisco Gonçalves, pelo Coordenador Nacional dos 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, António Anes, e Vítor Godinho, membro do Seretariado Nacional e da Coordenação Nacional do setor.

bottom of page