top of page

Órgãos dirigentes do SPRC tomam posse amanhã, 1 de junho

Pela Profissão, pela Escola Pública, por uma Educação que promova a Igualdade e a Democracia! Hotel D. Luís, Coimbra, 10H30 horas



Realiza-se amanhã, 11 de junho, a tomada de posse dos órgãos dirigentes do Sindicato dos Professores da Região Centro para o triénio 2024/2027. Membro da FENPROF. e da CGTP-IN, o SPRC é a maior e mais representativa organização sindical docente na região centro. 


As eleições para Assembleia Geral, Direção Regional, Direções Distritais e Comissão Fiscalizadora e Reguladora de Conflitos realizaram-se em 16 de maio, p.p., para o que se constituíram 273 mesas de voto em escolas e nas sedes regional e distritais do SPRC. A Lista A (unitária) que se constituiu para estas eleições, mantendo a tradição de unidade e grande concordância com a linha político-sindical apoiada nos núcleos sindicais de base (locais de trabalho) e grande envolvimento dos docentes e investigadores na reflexão, na ação e na luta, foi eleita com 96,82% dos votos.


Os corpos gerentes do SPRC vão contar com um coletivo de mais de 300 dirigentes de todos os níveis de educação e ensino, dos dois subsistemas público e privado, representativo das várias gerações de professores e qualificações de docentes e investigadores que integram o atual sistema educativo e de investigação nacional.


Este projeto vencedor é de compromisso com o futuro e de intervenção firme, solidária e lutadora, mas é, também, de vínculo com a “luta contra políticas de retrocesso, que se declaram no programa do atual governo, empenhando-nos na unidade que permita influenciar o progresso e o bem-estar de todos os trabalhadores.”


Do resultado destas eleições destaca-se o reforço da participação de mulheres (67%), a nova coordenação geral do SPRC com três dirigentes (Anabela Sotaia, João Louceiro e Miguel Viegas)passando Mário Nogueira a assumir funções como Presidente da Mesa da Assembleia GeralGraça Pedrosa (sócia n.º 1 do SPRC) continuará a coordenar a Comissão Fiscalizadora e Reguladora de Conflitos e as Coordenações Distritais serão realizadas por Vitor Januário (Aveiro), Dulce Pinheiro (Castelo Branco), Lurdes Santos (Coimbra), Sofia Monteiro (Guarda), Manuel Lopes (Leiria) e Francisco Almeida (Viseu).


O SPRC conta com a presença dos/as senhores/as jornalistas e dos órgãos de comunicação social para, juntos, partilharmos este marco importante da vida sindical docente na região centro do país, reafirmando o nosso compromisso com uma Educação que promova o Conhecimento, a Igualdade e a Democracia.


A Direção

Comments


bottom of page