top of page

PLANO DE FORMAÇÃO 2023/ 2024

E-learning

Tenho um aluno disléxico - e agora?

Docentes de todos
os níveis de ensino

E-learning

Plataformas digitais: organizar, partilhar, colaborar e avaliar

Docentes de todos
os níveis de ensino

E-learning

Como ensinar e desenvolver competências do Domínio Oral
através da Abordagem DUA para uma Aprendizagem Ativa (Pré-Esc e 1º Ceb)

Docentes dos Grupos
100 e 110

E-learning

A Biblioteca Escolar e o Incentivo à Leitura e Escrita com o uso das ferramentas digitais

Docentes de todos os níveis de ensino e Professores Bibliotecários

E-learning

Ferramentas Interativas no ensino das Ciências

Docentes dos grupos
230, 500,510 e 520

Castelo Branco

Laboratórios do Património (O Lúdico e o didático na descoberta do património)

Docentes de todos
os níveis de ensino

Coimbra

O QECRL e a Avaliação por Domínios

Docentes dos grupos
220 e 330

Coimbra

Educação Ambiental – Contributo para abordagens sociológicas de promoção do sucesso educativo

Docentes de todos
os níveis de ensino

Guarda

O Mudéjar na Ibéria: Território, História, Arte e Pensamento

Docentes dos grupos
200, 400, 410, 420 e 600

Guarda

Ciências do Ambiente: Comunicação em Espaços Naturais (Parque Natural da Serra da Estrela)

Docentes de todos
os níveis de ensino

Leiria

Modelação em pasta de papel “Da Estrutura à Pintura de Figuras"

Docentes dos grupos
100, 110 e 240

Viseu

Eurocidades: A Cidadania, a Interculturalidade e a Dimensão Europeia da Educação

Docentes de todos
os níveis de ensino

Viseu

Epifania em “Estrela Polar”: Vergílio Ferreira e a Escola

Docentes dos grupos
200, 210, 220, 300

Viseu

O Excel no Apoio à Matemática

Docentes do grupo 110

Viseu

Introdução à Fotogrametria com Software Livre em contexto educativo

Docentes dos grupos
240, 550 e 600

E-learning

Tenho um aluno disléxico - que estratégias*

Docentes de todos
os níveis de ensino

E-learning

Ferramentas digitais: capacitar para transformar

Docentes de todos
os níveis de ensino

E-learning

Conceber Espaços Educativos: cá fora e lá dentro

Docentes do grupo 100

E-learning

Inclusão/Flexibilização/Monitorização-dinâmicas e estratégias de trabalho

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Ed. Especial

Aveiro

Do usado se faz outro… novo

Docentes dos grupos 240, 530 e 600

Castelo Branco

Construção de Instrumentos Musicais - Dar vida ao desperdício
e valor à tradição

Docentes dos grupos
240, 250, 530 e 600

Coimbra

Entrelaçar ou a Arte de Tecer

Docentes dos Grupos
240, 530 e 600

Guarda

Como ensinar e desenvolver competências do Domínio Oral através da Abordagem DUA para uma Aprendizagem Ativa

Docentes dos grupos 200, 210, 220 e 300

Guarda

Representação gráfica: da grafia à pontuação. (Guarda)

Docentes dos grupos
110, 200, 210 e 220

Leiria

Visitas de estudo para promover o sucesso escolar

Docentes de todos
os níveis de ensino

Leiria

A morfologia ao serviço da ortografia e do enriquecimento vocabular

Docentes dos grupos 110,200, 210 e 220

Viseu

Arte e Educação – Contributo do Objeto Artístico no desenvolvimento das Artes Visuais

Docentes dos grupos 110 e 240

Viseu

Nos 60 anos da morte de Aquilino Ribeiro: simbologia e espaço no 1º romance aquiliniano (A Via Sinuosa)

Docentes dos grupos
200, 210, 220, 300

Viseu

Estratégias de aprendizagem com recurso às TIC

Docentes do 2º e 3º Ciclos do Ens. Básico e do Ens. Sec.

Viseu

Pensamento Computacional, a Magia das TIC

Docentes de todos
os níveis de ensino

E-learning

Inclusão e flexibilidade para uma nova realidade

Docentes de todos
os níveis de ensino

E-learning

Como ensinar e desenvolver competências do Domínio Oral
através da Abordagem DUA para uma Aprendizagem Ativa (2º, 3º Ceb e Sec.)

Docentes dos Grupos
200, 210, 220 e 300

E-learning

Perturbações de Aprendizagem Específicas e o DL/ 54 de 2018

Docentes de todos
os níveis de ensino

E-learning

Aprendizagem ativa com recurso às ferramentas digitais na sala de aula

Docentes dos grupos 100, 110, 910, 920 e 930

Aveiro

Como ensinar e desenvolver competências do Domínio Oral através da Abordagem DUA para uma Aprendizagem Ativa
(2.º, 3.º Ceb e Sec.)

Docentes dos Grupos
200, 210, 220 e 300

Coimbra

(N) A prática – ambiente e práticas inclusivas

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Ed. Especial

Coimbra

A Arte, os Museus e a Motivação para o Sucesso Escolar

Docentes de todos
os níveis de ensino

Guarda

Do papel à escultura

Docentes dos grupos
110 e 240

Guarda

Representação gráfica: da grafia à pontuação. (Seia)

Docentes dos grupos
110, 200, 210 e 220

Leiria

Metodologias ativas de ensino e aprendizagem nos Domínios da Gramática, Leitura e Escrita

Docentes dos grupos
200, 210, 220 e 300

Viseu

Inclusão: desenvolvimento e processo de aprendizagem no 1º CEB

Docentes do grupo 110

Viseu

A inclusão pela Educação Física

Docentes dos grupos
260, 620, 910, 920 e 930

Viseu

Aprendizagem, desenvolvimento e inclusão na educação pré-escolar

Docentes do grupo 100

Viseu

Educação aberta e recursos educacionais abertos

Docentes dos ensinos Básico e Secundário

bottom of page