top of page

A integração da Arte no Ensino da Língua Inglesa

Ação de Formação de Curta Duração (ACD)

“New Perspectives in ELT: Teaching Through Art”

11 de julho de 2024

09h15 - 13h15

 

ACD de 4 horas, online, para os professores dos grupos 120, 220 e 330, para a qual se poderá inscrever aqui.


Nas últimas décadas temos vindo a assistir a mudanças profundas nas metodologias e pressupostos que regem o ensino das línguas estrangeiras, em particular, da língua inglesa. Fruto dos processos de globalização e dos desenvolvimentos tecnológicos, ganham hoje peso metodologias visuais e artísticas, que suportam e vão para além de uma aprendizagem linguística, alinhando-se com um entendimento mais multimodal da comunicação.

 

Embora a arte seja transversal às mais diversas áreas do saber, na aula de língua estrangeira a integração da arte em sentido lato (abarcando as artes plásticas, a música, a literatura e o cinema), permite às alunas e aos alunos conciliar a aprendizagem de uma língua com a emoção, a intuição e a subjetividade envolvidas na apreciação, na interpretação ou na criação de uma obra artística. Ao envolver-se com conteúdos visuais e artísticos, as alunas e os alunos são incentivados a pensar de forma divergente, a analisar várias perspetivas e a expressar as suas ideias de forma inovadora, desenvolvendo assim o pensamento crítico, a literacia visual, a capacidade de diálogo e de negociação de significados e a criatividade.

 

O objetivo desta ação de curta duração é desenvolver competências teóricas, conceptuais e práticas relacionadas com o ensino da língua inglesa através da arte latu sensu e evidenciar a importância de práticas educativas orientadas para a promoção da literacia crítica, do plurilinguismo e da educação para uma cidadania ativa e responsável.


Pode consultar o programa aqui.


New Perspectives in ELT: Teaching Through Art
.
Fazer download de • 494KB

Comments


bottom of page