Hoje, 19 de setembro, chefes de Estado e de Governo de todo o mundo reúnem-se em Nova Iorque
A Internacional da Educação (IE), de que a FENPROF é membro fundador, apoia esta iniciativa do Secretário-Geral da ONU de procurar um compromisso político ao mais alto nível, capaz de dar uma atenção urgente à educação - ao agravamento das desigualdades, aos cortes nos orçamentos da educação e à escassez de professores qualificados, para mencionar apenas alguns dos obstáculos à obtenção de uma educação de qualidade para todos.
Considerando que esta é uma grande oportunidade para o movimento sindical docente dar visibilidade às suas preocupações, a IE tem vindo a trabalhar para fazer ouvir a voz dos professores, apelando à assunção de compromissos concretos para promover o estatuto e os direitos dos professores e o cumprimento do direito a uma educação para todos.
A FENPROF acompanhou a preparação da cimeira e lamenta que o Governo português não tenha envolvido os representantes dos professores na discussão das prioridades nacionais e dos compromissos que aí deverão ser assumidos. A FENPROF estará atenta aos compromissos que Portugal vier a assumir e não deixará de pressionar o Governo no sentido da sua efetiva concretização.
Comments