top of page

CIVITAS - Democracia para Crianças




A Beira Serra – Associação de Desenvolvimento, sita na Covilhã e associada do SPRC, realizou no dia 6 de dezembro o Seminário Final do Projeto CIVITAS – Democracia para Crianças, do qual se destaca, de entre as diferentes atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto, o produto lúdico-pedagógico «Constituição, o Jogo».


Trata-se de um jogo de tabuleiro sobre a Constituição da República Portuguesa, destinado a crianças a partir dos 8 anos, que permite, de forma divertida e competitiva q.b., conhecer a nossa Constituição, explorando conceitos como Democracia, Liberdade, Igualdade, Respeito, Diversidade, Solidariedade, Direitos, Deveres…, e onde quem ganha não é quem chega primeiro à meta, mas sim quem recolhe mais cravos.


 Na tarefa de conceção e testagem do jogo participaram, diretamente 190 crianças e 12 docentes de todos os Agrupamentos de Escolas da Cova da Beira: “Pedro Álvares Cabral”, do concelho de Belmonte; “A Lã e a Neve”, “Frei Heitor Pinto”, “Pêro da Covilhã” e “Teixoso”, do concelho da Covilhã; “Fundão” e “Gardunha e Xisto”, do concelho do Fundão. 


Para além do jogo, o CIVITAS desenvolveu ainda, nos mesmos Agrupamentos de Escolas, as atividades «Vamos Votar» (realização de um processo eleitoral, incluindo todas as fases, à volta do tema «Qual é a cor mais fixe?») e «Miúdos na Ordem do Dia» (que consistiu na intervenção das crianças nas Assembleias Municipais da Covilhã e do Fundão, em que expuseram as suas ideias de melhoramento dos espaços onde vivem), atividades em que se envolveram, para além das turmas com quem se trabalhou diretamente, todos os alunos e as comunidades educativas.  


O projeto contou com a consultadoria científica, técnica e pedagógica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, da Editora Triciclo e da parceria com a Assembleia da República, na conceção do jogo e na revisão de conteúdos. Teve também a avaliação pela Universidade da Beira Interior e a parceria com Confap, com a qual tem a decorrer o concurso «Famílias em Ação». O financiamento deve-se ao Active Citizens Fund, do EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto, através do Programa Cidadãos Ativ@s


Foi um projeto que teve tanto de ambicioso como de oportuno, já que se estão a comemorar 50 anos do 25 de abril e 48 da Constituição da República, num tempo em que as democracias, por esse mundo fora, estão a dar sinais de precisarem de zelo, proteção e reforço.


«Constituição, o Jogo» será lançado oficialmente na Assembleia da República no dia 20 de dezembro, em sessão pública, passando a estar disponível para aquisição na Beira Serra (Estrada Municipal 507, Lote 24, Boidobra, 275322079, geral@beiraserra.pt) e na Livraria Parlamentar (livraria.parlamento.pt/products/jogo-da-constituicao).

Commentaires


bottom of page