top of page

NEI - Ninguém Emprega os Investigadores

Ação de sensibilização contra a precariedade na ciência e pela integração nas carreiras na Noite Europeia dos Investigadores

No dia 29 de setembro, próxima sexta-feira, realiza-se o evento Noite Europeia dos Investigadores – NEI, onde, nas cidades de Braga, Coimbra, Évora e Lisboa, diversos investigadores levarão a cabo atividades junto do público sobre os projetos de investigação em que estão envolvidos.

Na página oficial da NEI pode ler-se que «um dos objetivos do projeto e das iniciativas programadas é sensibilizar os mais jovens para a relevância da investigação e inovação na Europa com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo, mas também para o facto das carreiras científicas poderem ser determinantes para encontrar soluções que minimizem problemas da sociedade.»

Caricato é não só a quase inexistência de carreira científica no nosso país, como, após 18 meses em funções, o governo e a ministra continuarem sem apresentar uma resposta séria e com negociação sindical para acabar com a precarização dos investigadores — com bolsa, contrato a termo ou outro vínculo pontual —, dos docentes — falsos convidados e outros vínculos —, dos gestores e comunicadores de ciência e dos técnicos de investigação. Se a situação já era urgente há meses, como se pôde constatar pela grande manifestação realizada pelos trabalhadores científicos a 16 de maio, mais o é agora, com o rápido aproximar do término de um grande número de vínculos.

Por estes motivos, diversas estruturas representativas do setor, incluindo a FENPROF, vão realizar uma ação na noite de 29 de setembro, para sensibilizar não apenas os mais jovens, mas sim todos, para a absoluta necessidade de se acabar com a precariedade na ciência e integrar os trabalhadores científicos nas carreiras.

Apelamos aos trabalhadores científicos, doutorados e não doutorados, a que participem nesta ação de esclarecimento. Pontos de encontro:

17:00 horas - Évora - Praça 1.º de Maio

18:00 horas - Lisboa - Museu Nacional de História Natural e da Ciência

19:00 horas - Coimbra - Largo da Portagem


Lutemos todos para que esta seja a última Noite Europeia dos Investigadores com precariedade em Portugal! Lisboa, 27 de setembro O Secretariado Nacional da FENPROF O Departamento do Ensino Superior e Investigação da FENPROF

Commenti


bottom of page