top of page
Ensino superior

Publicado a

19 de setembro de 2022

Assinar a Petição - Defender o investimento nas carreiras docentes e de investigação

Cara/o Colega,

Aproxima-se a data de entrega pelo governo da proposta de Lei do OE 2023. Por isso é o momento de mostrar à ministra Elvira Fortunato que os docentes e os investigadores entendem indispensável que o OE invista seriamente no reforço das carreiras, aumentando o número dos seus efetivos com contratos permanentes, mediante a abertura de concursos para um número importante de lugares nas categorias de base.

É necessário renovar os corpos docentes e de investigação, reforçando as áreas científicas, as unidades de investigação e as equipas docentes das diferentes unidades curriculares, tendo em conta a aposentação crescente e a imprescindibilidade de reduzir drasticamente a enorme proporção de contratados a prazo, no conjunto dos investigadores e dos docentes, atualmente em funções, dando efetivo cumprimento à diretiva comunitária contra a precariedade e ao estabelecido nos estatutos das carreiras.

A correção dos desequilíbrios, face às metas estabelecidas, que ainda se verificam na distribuição por categorias dos professores e dos investigadores de carreira, visando a eliminação do défice existente nas duas categorias superiores, é uma das componentes da valorização profissional que tem de prosseguir e de se intensificar.

Nas sociedades democráticas, quem não participa, quem não faz ouvir a sua voz, deixa nas mãos de outros aspetos essenciais da sua vida pessoal, familiar e profissional. Exortamos assim a/o colega a assinar e divulgar a petição "Pelo reforço das carreiras docentes e de investigação científica – Contra a precariedade, as sobrecargas letivas e a desvalorização profissional".

Ler o texto completo da petição e assinar aqui!

bottom of page