4 de outubro - Manifestação Nacional em Lisboa
- catarinaalgomes
- há 6 dias
- 2 min de leitura

“A falta de 50 milhões de docentes em todo o mundo está a colocar em risco o Direito à Educação. Não há atalhos ou soluções tecnológicas para esta situação. A Educação é uma relação interpessoal, não comercial. Precisamos de mais colegas na profissão docente urgentemente e para isso acontecer os governos têm que se colocar do lado dos professores e investir nos professores.”
David Edwards, Secretário-Geral da Internacional de Educação
A crise na Educação é global e em Portugal já se sente os seus efeitos. Faltam professores, pessoal não docente e recursos materiais. A resposta tem-se cingido a medidas de remendo que só têm penalizado ainda mais o dia a dia dos docentes nas escolas. As medidas estruturais que tornem a profissão atrativa não aparecem no discurso governativo e o problema agrava-se exponencialmente a cada ano que passa.
Uma revisão do Estatuto da Carreira Docente que preveja uma valorização dos salários e da carreira, melhores condições de trabalho, medidas que de facto minimizem os efeitos do desgaste profissional e normas de aposentação justas e que respeitem esse desgaste, é urgente e fundamental para travar um problema que ainda está em fase ascendente e que põe, tal como David Edwards refere, em risco o Direito à Educação.
No âmbito das ações de mobilização e luta que se realizam em todo o mundo assinalando o Dia Mundial do Professor, a FENPROF convocou uma Manifestação Nacional para a qual contamos contigo. A tua participação na luta não pode ser delegada!
- Pela valorização das carreiras do pessoal docente e de investigação
- Contra a privatização da Educação
- Por melhores condições de trabalho
- Em defesa da Escola Pública
- Contra a reforma do Estado e a desresponsabilização do governo
- Contra o enfraquecimento da obrigação Constitucional do direito de todos à Educação
Valorização, já!
No dia 4 de outubro os docentes concentram-se no Largo do Jardim do Arco do Cego, em Lisboa, pelas 15h00. A partir daí deslocar-se-ão para a Presidência do Conselho de Ministros.
Inscreve-te nos transportes organizados aqui.
Comentários