top of page

Em 16 e 17 de maio, FENPROF prepara o seu futuro e define as linhas mestras da ação reivindicativa de docentes e investigadores

O 15.º Congresso Nacional dos Professores inicia-se às 10:00 horas de 16 de maio e terá lugar no Fórum Lisboa. Será um Congresso importante como os anteriores na definição dos eixos fundamentais da intervenção sindical para o triénio que se inicia, 2025-2028. Para além do Programa de Ação da FENPROF para o novo mandato, serão ainda aprovadas uma Resolução sobre a Ação Reivindicativa e um conjunto de Moções relativas a questões que não estão diretamente consideradas na ordem de trabalhos, embora não lhes sejam alheias. Questões como a defesa da Paz, da Democracia ou do Ambiente são algumas das que constam nas propostas de moções já conhecidas. O Congresso também tem competências eletivas, cabendo-lhe eleger o Conselho Nacional da FENPROF, a Coordenação do Secretariado Nacional e o Conselho de Jurisdição.

 

A Sessão de Abertura do Congresso, que se realizará a partir das 10:00 horas de dia 17 e será conduzida pela Presidente do Conselho Nacional, Manuela Mendonça, tendo o seguinte alinhamento:

 

- Exibição da Orquestra de alunos do AE Luís António Verney, de Lisboa;

- Vídeo com o registo dos principais momentos da ação sindical no mandato 2022-2025;

- Saudação do Presidente do SPGL, José Feliciano Costa, aos/às delegados/as e convidados/as presentes no Congresso;

- Homenagem aos ex-dirigentes da FENPROF falecidos ao longo do mandato cessante;

- Intervenção do Secretário-Geral da Internacional de Educação, David Edwards;

- Momento Solidário: Intervenção da Senhora Embaixadora da Palestina em Lisboa, Rawan Sulaiman;

- Intervenção do Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira.

 

A Sessão de Encerramento ocorrerá no dia 17, pelas 19:00 horas, sendo conduzida pela/o Presidente do Conselho Nacional eleita/o, dela constando as intervenções de:

 

- Secretário(s)/a(s)-Geral(ais) eleito(s)/a(s);

- Secretário-Geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira.

 

Na véspera do Congresso, 15 de maio, realizar-se-á uma Conferência Internacional, em que estarão presentes os convidados estrangeiros que participarão no 15.º Congresso em representação de organizações da Europa, África, América Latina, América do Norte e Ásia, bem como os líderes da Internacional de Educação (organização que representa 33 milhões de profissionais da Educação de todo o mundo), do Comité Sindical Europeu de Educação (organização integrada na CES e que é, simultaneamente, órgão da IE para a região Europa) e da Federação Mundial de Trabalhadores Científicos. Neste Seminário será debatida a situação da Educação, da Ciência e dos seus profissionais no mundo. O Seminário terá lugar na sede da FENPROF, sita na Rua Fialho de Almeida, n.º 6, em Lisboa.

 

Na manhã do dia 15, também se realizarão um Encontro sobre Ensino Superior e Ciência e uma Assembleia-Geral da CPLP-Sindical de Educação, ambas na sede da FENPROF.

 

Todas estas iniciativas são abertas à participação da comunicação social. Caso haja interesse dos/das senhores/as jornalistas, haverá condições para a realização de entrevistas e de outro trabalho que pretendam realizar, tanto na sede da FENPROF, como no Fórum Lisboa.

 

O Secretariado Nacional da FENPROF

Comentarios


bottom of page