top of page

Em 22 de abril de 1982, era criado o SPRC


O SPRC, com a sua atividade nestas quatro décadas, contribuiu decisivamente para que a Educação e a Escola se transformassem, sendo hoje generalizada a oferta pública em toda a extensão do sistema educativo. Os docentes têm das mais elevadas qualificações médias de toda a União Europeia, a escolaridade obrigatória alargou-se para os 18 anos de idade, as escolas, apesar das insuficiências que continuam a limitar as respostas, melhoraram significativamente as suas condições de funcionamento. Hoje o acesso ao ensino superior abrange um muito maior número de jovens. A elevação das qualificações da população deve constituir um importante fator para o desenvolvimento.



Para isto, os contributos do SPRC e da sua Federação – a FENPROF, de que é fundador – foram muito importantes e fundamentais. O combate pela valorização da profissão docente – e, na área da ciência, da investigação – é um compromisso com 40 anos, estruturante de qualquer projeto de desenvolvimento, justiça e humanização da sociedade.


Porém, há um conjunto de aspetos que reforçam a necessidade de continuarmos a construir e a contar com um Sindicato forte, que defenda os docentes e investigadores que organize a resistência e a afirmação coletiva aos ataques que estes trabalhadores têm sofrido; um Sindicato que continue a contar com um elevado número de sindicalizados e que tenha na sua estrutura uma base para a ação que são os seus dirigentes e delegados sindicais.


A desvalorização da profissão docente e do trabalho na ciência, o bloqueio ao diálogo construtivo e produtivo que os governos definiram como estratégia para a não abordagem e resolução de problemas, a destruição da escola democrática, a destruição das carreiras, a elevada precariedade, o envelhecimento profissional e o agravamento das condições e dos horários de trabalho e, hoje, com cada vez maior impacto, a falta de professores e os problemas a ela associados são razões fortíssimas para tudo fazermos para que o SPRC continue a ser a razão e a força de estarmos unidos.


Viva o SPRC! Vivam os docentes e investigadores! Viva a FENPROF!

留言


bottom of page