top of page

SPRC: 42 anos de vida em defesa de docentes e investigadores, dos trabalhadores em geral, dos serviços públicos e dos valores da democracia


O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) completa hoje, 22 de abril de 2024, 42 anos de vida. Constituído em 1982, a sua criação foi uma pedrada no pântano que estava criado na região centro, onde a atividade sindical quase tinha desaparecido das escolas.


Criando núcleos sindicais de base fortes e dinamizando a atividade nas escolas, o SPRC mereceu o reconhecimento dos educadores, professores e investigadores que fizeram dele a sua organização mais representativa nesta região que abrange escolas dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu. Para além da ação reivindicativa, o SPRC desenvolveu outras frentes de intervenção, em domínios como a formação, o apoio jurídico aos sindicalizados ou a oferta de um largo conjunto de benefícios aos associados.


O SPRC esteve na fundação da FENPROF, em 1983, filiou-se na CGTP em 2001 e envolveu-se solidariamente na atividade desenvolvida pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública. Perfilhando um sindicalismo de classe, solidário e de luta, nestes 42 anos o SPRC orgulha-se dos contributos que tem dado ao movimento sindical docente, como ao movimento sindical mais geral, na defesa dos direitos daqueles que representa, bem como dos trabalhadores em geral e dos serviços públicos.


Também se orgulha de, sempre que necessário, unir forças a quantos defendem os valores da democracia, da liberdade, da paz e da solidariedade. Foi assim até hoje, sendo desta forma que o SPRC pretende continuar a agir.


O SPRC irá assinalar os seus 42 anos de existência envolvendo-se, empenhadamente, nas iniciativas que comemoram os 50 anos do 25 de Abril e do primeiro 1.º de Maio em liberdade. Essas serão oportunidades para nos continuarmos a encontrar.


Coimbra, 22 de Abril de 2024

A Direção do SPRC

bottom of page