SPRC realiza Jornadas Sindicais com quase duas centenas de Dirigentes e Delegados Sindicais
- Luis Manuel Santos Lobo
- há 9 horas
- 3 min de leitura
O SPRC está a realizar hoje, 2 de setembro, e amanhã as suas Jornadas Sindicais. Trata-se da preparação do arranque do ano letivo sindical, com dirigentes e delegados sindicais de toda a região centro. Iniciativa para a qual a direção do Sindicato convidou a intervir, os Secretários-gerais da FENPROF, o Secretário-geral da CGTP-IN e o Coordenador da Frente Comum.
Como é habitual no arranque de cada ano letivo, o SPRC está a realizar, nos dias 2 e 3 de setembro, as suas Jornadas Sindicais. Este é o primeiro grande momento de encontro e reflexão coletiva dos quadros sindicais, um espaço determinante para preparar a ação e definir prioridades de intervenção no novo ano de trabalho e de luta.
Num contexto marcado por uma nova conjuntura política, em que se confirma a continuidade e o aprofundamento de políticas reformistas e neoliberais que colocam em causa as funções sociais do Estado e fragilizam os serviços públicos, estas Jornadas assumem redobrada importância. À ofensiva contra direitos fundamentais, como a Educação, a Saúde ou a Segurança Social, impõe-se uma resposta organizada e determinada dos trabalhadores e das suas organizações.
Neste quadro, serão debatidas as prioridades para a ação reivindicativa, com destaque para a luta como instrumento decisivo na conquista de direitos e no combate à desvalorização profissional. A intervenção específica dos docentes e investigadores – enquanto trabalhadores da Administração Pública e do setor educativo – ocupará lugar central, numa perspetiva articulada com a luta mais geral por melhores condições de vida e de trabalho.
A defesa intransigente da Constituição da República Portuguesa e da Lei de Bases do Sistema Educativo, enquanto pilares de um Estado democrático e promotor de igualdade, estará também em destaque, a par do debate de matérias setoriais específicas que afetam diretamente os profissionais da educação.
Estas jornadas são, assim, um momento essencial de análise, unidade e mobilização. Um passo firme no caminho que temos de continuar a construir
juntos.
O programa das Jornadas Sindicais é o seguinte:
1.º dia – Hotel D. Luís
9:00 às 10:00 – Receção dos participantes (dirigentes, delegados e ativistas sindicais)
10:00 – Abertura e Saudação pelo Presidente da MAG do SPRC
10:15 – Sessão 1
A situação política nacional, as políticas reformistas do governo e o seu impacto nas funções sociais do Estado e nos serviços públicos
[SG da FENPROF (José Feliciano Costa); SG da CGTP-IN (Tiago Oliveira); Coordenação do SPRC (Anabela Sotaia)]
11:15 – Pausa
11:30 – Debate
13:00 – Intervalo para almoço
14:30 – Sessão 2
Prioridades para a ação reivindicativa e a luta, como determinante para a obtenção de resultados – a intervenção específica dos docentes e investigadores e no âmbito da administração pública
[Coordenador da FCSAP; SG da FENPROF (FG); membro da Coordenação do SPRC
(JL)]
16:00 – Pausa
16:15 – Debate
18:00 – Final dos trabalhos do 1.º dia
2.º dia - Hotel D. Luís (manhã), Casa Municipal da Cultura (tarde)
9:30 – Sessão 3
A indispensável defesa da Constituição da República e da LBSE e as questões
específicas setoriais
[Francisco Almeida; membro da Coordenação do SPRC (MV); Coordenações setoriais
do SPRC (Pré, 1.º C, 2.º|3.º C e Sec, EE)]
11:15 – Pausa
11:30 – Debate
13:00 – Intervalo para almoço
15:00 – Sessão de apresentação do livro "Caderneta de Escritas"
(Coletânea de textos sobre as obras vencedoras do Prémio Literário da
FENPROF)
Com a presença do autor, Paulo Sucena, e de Mário Nogueira
16:30 – Inauguração da Sede Única do SPRC em Coimbra
17:30 – Final das Jornadas Sindicais do SPRC 2025
A Direção do SPRC
Comentários