Jovens Professores
Publicado a
23 de maio de 2025
Período probatório vs. Ano de indução
O SPRC e a FENPROF discordam da existência do período probatório à entrada na carreira. Aliás, muitos docentes já possuem anos de experiência em funções letivas antes da vinculação.
O SPRC/FENPROF propõe a substituição do período probatório por um ano de indução, considerado como um período de integração e apoio aos docentes em início de carreira, e não como instrumento de avaliação penalizadora e de retardamento do abono de vencimento de acordo com o tempo de serviço acumulado. Esse período deve contar plenamente para efeitos de tempo de serviço e progressão na carreira. Os docentes em indução devem beneficiar de acompanhamento pedagógico efetivo, com supervisão qualificada e carga letiva ajustada, permitindo uma inserção progressiva na profissão.
O SPRC/FENPROF rejeita qualquer utilização deste processo como forma de exclusão ou precarização. A tutela deverá assegurar que as escolas tenham as condições materiais, humanas e organizativas necessárias para que o ano de indução seja uma etapa formativa e valorizadora, promovendo o sucesso profissional dos docentes.