top of page

5 de outubro: Dia Mundial do Professor


“Os professores de que precisamos para a Educação que queremos”

Numa feliz coincidência com a implantação da República Portuguesa, em 5 de outubro celebra-se o Dia Mundial do Professor. Esta é uma iniciativa conjunta da UNESCO-OIT-UNICEF-IE. A FENPROF, como organização filiada na IE (Internacional de Educação: https://www.ei-ie.org/en) não poderia deixar de celebrar este dia com iniciativas diversas, algumas em convergência com outras organizações sindicais de docentes. Este ano, o Dia Mundial do Professor tem por lema “Os professores de que precisamos, para a Educação que queremos”.


O dia iniciar-se-á com a divulgação pública do/a vencedor/a do Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues, prémio que desde 2013 distingue a obra literária de ficção da autoria de professor/a no ativo ou aposentado/a. Este prémio decorre de uma parceria com a Sabseg- Corretora de Seguros e alterna, anualmente, com o Prémio António Gedeão atribuído a obra de poesia. A entrega do prémio, no valor pecuniário de 7500 euros, terá lugar em data posterior a anunciar.


Às 11:00 horas, no Funchal, será inaugurada a estátua “A Professora”, da autoria do professor e escultor Francisco Simões. É uma homenagem a todas/os as/os professoras/es, ficando exposta bem perto da sede do Sindicatos dos Professores da Madeira – SPM/FENPROF, mais precisamente na Ponte de São Paulo. Estarão presentes, entre outros dirigentes do SPM o seu Presidente, Francisco Oliveira, representantes dos diversos Sindicatos de Professores e da FENPROF, neste caso o Secretário-Geral, Mário Nogueira, e a Presidente do Conselho Nacional, Manuela Mendonça.


De tarde, a partir das 15:00 horas, decorrerá, em modelo de videoconferência, a Conferência Internacional “Os professores de que precisamos, para a Educação que queremos. Esta é uma iniciativa conjunta de nove organizações sindicais (ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SINAPE, SEPLEU, SINDEP, SIPE e SPLIU), que contará com intervenções de diversos professores, de representantes das nove organizações sindicais e, ainda de Manuela Mendonça, na qualidade de membro do Comité Executivo da IE, Howard Stevenson, investigador da Universidade de Nottingham e David Edwards, Secretário-Geral da IE. Caso os/as senhores/as jornalistas pretendam assistir à conferência, que terá uma duração de cerca de hora e meia, deverão solicitar acesso (disponibilização de link) à assessoria de imprensa da FENPROF.


O lema do Dia Mundial do Professor que é mote da conferência internacional, apesar de vivermos num tempo em que faltam professores nas escolas, não tem um sentido quantitativo, isto é, não se refere ao número de professores que são necessários, mas às suas caraterísticas e qualidade, tendo em consideração as exigências de um ensino e uma educação orientados para uma sociedade de desenvolvimento e progresso, solidária, diversa e socialmente justa. A tal, não se adequaria o projeto apresentado pelo governo de alteração ao regime de formação de professores. Em Portugal, como no mundo são necessários professores com formação de elevada qualidade, em que a Pedagogia não sucumbe perante o didatismo tecnicista, e que sejam profissional, social e materialmente valorizados, com carreiras e condições de trabalho dignas e atrativas, condições necessárias para que Professor seja uma profissão de futuro e garante da Escola Pública.

Lisboa, 4 de outubro de 2023

Secretariado Nacional da FENPROF

bottom of page